Nossa História
OPALAGYN (Clube do Opala de Goiânia – GO)
O Opalagyn teve início em 1997 quando dois amigos, Eládio Vieira da Costa Junior e Leonardo Vinicius Marques e Sousa, descobriram o mesmo interesse e paixão pelo modelo GM/Opala, cujo intenção, de ambos, era denominar o clube de CLUBE DO OPALA DE GOIÁS.
O nome OPALAGYN foi sugerido, à época, pelo novo integrante do grupo, Lindolfo Luiz Mendonça, que foi apresentado ao Eládio Júnior por Leonardo Sousa. Sugestão essa acatada em comum acordo entre os três.
Logo descobriram mais interessados pelo modelo e começaram a se reunir com maior frequência. Nos anos de 1999 e 2000, era perceptível uma maior organização, inclusive já contava com a figura de um presidente.
A vontade de crescimento entre os membros do clube era uma realidade e, em 2003, o OPALAGYN passou a ter um lugar fixo para os integrantes se reunirem, e algumas mudanças foram implementadas. Isto gerou vários convites para o clube participar de grandes eventos, entre eles, o KM de Arrancada.
Ainda, em 2003, teve o início da nossa parceria com o Clube do Veículo Antigo de Goiás – CVAGO, visando à realização do Interclubes, encontro realizado inicialmente na Praça Cívica e que também contava com a participação de outro clube de veículos antigos, o União V8.
Em 2006, houve a primeira eleição com chapas compostas por Presidente e Vice- Presidente e, por consequência, a indicação por parte dos eleitos, do Diretor Financeiro, do Diretor de Eventos, do Diretor de Comunicação Social. Neste Biênio houve a criação do Estatuto do clube. Iniciou-se então, uma série de eventos e exposições, sendo os mais importantes realizados no Goiânia Shopping e na Base Área em Anápolis.
Em 2013, tivemos a exposição em um shopping em Aparecida de Goiânia e algumas ações voltadas ao social.
Em 2015, iniciou-se mais uma etapa na estruturação do OPALAGYN com a organização financeira; em seguida, a compra do nosso carro madrinha: uma GM/Caravan. Neste
ano, criamos o blog do OPALAGYN.
Em 2016, houve a primeira participação do OPALAGYN na Stock Car.
Em 2018, foi realizado o encontro Nacional de Opala e Caravan.
Em 2019, foi realizado a noite do Opala.
No ano de 2020, o OPALAGYN contabilizou 80 associados e cerca de 120 veículos. Nesse ano, sua personificação jurídica foi realizada com o intuito de oferecer aos seus associados mais representatividade, registrando sua trajetória, dando continuidade na promoção do resgate da memória automobilística nacional através de encontros, passeios e publicações.
Em 2021, foram implantadas várias ferramentas de gestão, dentre elas,
destacamos: a primeira prestação de contas aprovada em Assembleia; o primeiro planejamento anual aprovado em Assembleia; a primeira previsão orçamentária aprovada em Assembleia; criação de fundos de reserva e de investimento (sede própria); aprovação do Regimento Interno.
2021 foi o ano de cuidarmos da instituição, sem deixar de atender os anseios dos associados.
Em 2022, ano de aniversário de 25 anos do Opalagyn, realizamos uma festa em comemoração ao seu aniversário na Antiga Estação Ferroviária de Goiânia (Patrimônio Histórico), evento que aconteceu no dia 06 de agosto. Também, em comemoração ao aniversário, realizamos uma solenidade para homenagearmos os associados no dia 08 de agosto. Estiveram presentes nossos amigos e familiares; autoridades como o Prefeito de Goiânia, Sr. Rogério Cruz; Vereador por Goiânia, Sr. Lucas Kitão e o Secretário Municipal de Cultura, Sr. Zander Fábio, além de outras autoridades, que prestigiaram nossa solenidade. Em 2022, foi inserido, no calendário oficial de eventos de Goiânia, o Dia Municipal do Opala, que será comemorado sempre no dia 08
de agosto, mesmo dia do aniversário do Opalagyn. Esta data foi sancionada por Lei pelo Sr. Prefeito na nossa solenidade, e isto coroou 2022 como um ano de muito desenvolvimento institucional do Opalagyn.
Para registro da história dos representantes do OPALAGYN, temos:
I. De 1998 a 2000: Eládio Vieira da Costa Junior;
II. De 2000 a 2002: Eládio Vieira da Costa Junior;
III. De 2004 a 2006: Luiz Augusto & Eládio Vieira da Costa Junior;
IV. De 2006 a 2008: Paulo Cesar A. de Castro e Christine Ferreira Mamede;
V. De 2008 a 2010: Benigno Nunes da S. Neto e Dalquir José A. Pacheco (In memoriam);
VI. De 2010 a 2012: Benigno Nunes da Silva Neto e Dalquir José A. Pacheco (In memoriam);
VII. De 2012 a 2013: Fernando Urias e Miguel José Ferreira;
VIII. De 2013 a 2015: Valdivino Paulo da Silva & Miguel José Ferreira;
IX. De 2015 a 2015: Marcelo Luiz C. Chalub (in memorian) e Wilmar Alaerce;
X. De 2015 a 2017: Benigno Nunes da Silva Neto e Relton Murillo Celestino;
XI. De 2017 a 2019: Valdivino Paulo da Silva e Rafael Sbardellini;
XII. De 2019 a 2021: Robson de Souza Lima e Benigno Nunes da S. Neto.
XIII. De 2021 a 2023: Robson de Souza Lima e Benigno Nunes da Silva Neto.
XIIV. De 2023 a 2025 (mandato em vigência): Robson de Souza Lima e Benigno Nunes da S. Neto.